Aumente seu faturamento analisando o ciclo de vendas

7Abordagem nas vendas

 

26Entender o ciclo de vendas da sua empresa é imprescindível para alavancar as vendas do seu negócio. Saber como, por quem e em quanto tempo seu produto ou serviço é consumido é primordial para conhecer este ciclo e poder elaborar a melhor estratégia para atrair esses clientes.

O primeiro passo é entender o que é um ciclo de vendas. Uma venda não acontece uma única vez com um determinado cliente mas sim várias vezes. Ele terá que um dia repor aquele objeto consumido então retornará a comprá-lo posteriormente. Isso pode acontecer a um longo ou curto prazo, apresentando variações acerca do valor e durabilidade daquilo que se compra.

Exemplificando, o ciclo de vendas de um shampoo é totalmente diferente do ciclo de vendas de um carro. Um pessoa provavelmente consumirá o shampoo em 1 mês, bem diferente de carros que na maioria das vezes é comprado novamente dentro de anos.

Assim, fica evidente que uma empresa não terá apenas um ciclo de vendas e sim vários, de forma proporcional a variação de duração dos produtos.

Após compreender a estruturação do ciclo de vendas é necessário definir os ciclos de sua empresa. A análise dos históricos de vendas da empresa e a utilização de um software de CRM (Gestão do Relacionamento com o Cliente) são ótimas iniciativas para que você possa agrupar dados suficientes para definir os ciclos de vendas.

Uma vez definido o ciclo de vendas dos seus produtos e serviços, o próximo passo é se preparar para as vendas futuras ao ofertar um determinado produto ou serviço ao cliente no tempo correto de reposição é certo que a venda se concluirá, se somado a uma boa oferta de preço. Assim sua empresa estará sempre um passo à frente das demandas e necessidades dos seus clientes, possibilitando uma oferta direcionada que culminará em vendas mais assertivas, passo primordial para fidelizar seus clientes.

O sistema Open Manager oferece a ferramenta de cadastro de Leadtime, que oferece ao gestor um agendamento automatizado das vendas de seu produto. Assim, você define o prazo de duração do produto e o sistema automaticamente alerta quando o ciclo acaba e precisa ser ofertado novamente.